História do SINDGRAF

Pelo que informa o historiador José Ferreira da Silva em sua História de Blumenau.

As artes Gráficas começaram a desenvolver-se em Blumenau a partir de 1876, quando Bernardo Scheidemantel montou uma litografia com tipografia anexa.

Cópia Litografada de um dos seus Trabalhos está exposta na Biblioteca Pública Municipal: trata-se de um retrato (a lápis) de Lauro Muller quando tenente e primeiro governador republicano de Santa Catarina.

Bernardo Scheidemantel fundou ainda o segundo Jornal publicado em Blumenau: o Imigrante, cujo primeiro número veio à luz a cinco de abril de 1883.

Outra tipografia foi instalada poucos anos antes (1879/1880) por Hermann Baumgarten e outros nomes em evidencia na Colônia para além de realizar trabalhos gráficos, publicar um jornal, também semanário: o BlumenauerZeitung, que lançado a 1º de janeiro de 1881 nos anos subsequentes foi registrando os principais acontecimentos da História de Blumenau.

Na tipografia do Imigrante, depois de adquirida pelo pastor Hermann Faulhber, foi composto e impresso a partir de 1893 o DerUrwaldsbote bem como em 1900, o primeiro almanaque Blumenauense: Der Urwaldsbote- Kalender.

Nestas tipografias e na litografia de Bernardo Scheidemantel estão pelo que se veem as origens da classe dos Gráficos de Blumenau.

Do monotipo à Linotipo e a composição por IBM, da prensa manual a prensa elétrica, as planas e rotoplanas e rotativas, e o sistema off-set de impressão, todos ainda hoje convivendo em nossa cidade, ele o gráfico, não abandonou o que sempre lhe foi mais caro no exercício do dia dia: a qualidade do Trabalho gráfico do produto final bem acabado, mesmo com o surgimento da impressão digital e as novas tecnologias ele continua sendo peça importante no sistema produtivo das Indústrias.

Concentrados hoje em bem mais de uma dezena de Grandes Empresas e bem mais de uma centena de pequenas Empresas, que assumem uma importância cada vez maior no desenvolvimento e na economia da região, Além de jamais terem abandonado, como dissemos acima aquilo que sempre foi mais carro no exercício do dia dia a qualidade profissional do seu trabalho, eles souberam organizar-se em Sindicato que lhes defende os direitos, porém ainda sem perder de vista outro ponto principal de sua origem: desde o início, ontem, até hoje , existem harmonia entre os membros da empresa, e Trabalhadores.

Pesquisando Livros do Historiador Ferreirinha como era chamado e Pessoas e manuscritos que contam a História das Gráficas em Blumenau.

>> Ata da Sessão de Instalação do SINDGRAF