Ata da sessão de instalação do Sindicato dos Operários Gráficos de Blumenau

Isto é a data de Fundação 12 de maio de 1939

As autoridades da época todas foram convidadas o capitão Augusto de Barros representando o Sr. Major Nilo Ferreira  comandante do trigésimo segundo Batalhão de caçadores  Bacharel Vitorio Franklin, Delegado regional  de polícia Anísio Dutra, encarregado da segunda zona de Fiscalização da décima sexta Inspetoria Regional do Trabalho, Industria e comercio José Francisco da Silva, Prefeito Municipal Teobaldo Teixeira fiscal da indústria aposentadorias e pensões dos industriários Arão Rebelo autoridades estas convidados de honra, presente mais os senhores  Carlos Wahle e Paulo Kock, representando a classe patronal, e os operários gráficos de Blumenau, o senhor Anísio Dutra fiscal da segunda zona da décima sexta Inspetoria do Ministério do trabalho indústria e Comercio.

Primeiro Presidente foi = Paulo de Tarso Ramos

1º Secretario = Arnoldo Seibel.                            2º Secretario = Arnoldo Pauli

1º Tesoureiro = Francisco Hartmann.                 2º Tesoureiro = Arnoldo schreiber.

As reuniões começaram no Hotel Elite e depois passaram para a localidade de Bom Retiro a Sociedade de Atiradores Amadeu da Luz e novamente mudou de local para não pagar aluguel, E foram para o Café Polar.

O Sindicato começou a ser organizado no dia 12 de maio de 1939 as reuniões se seguiram quase que semanalmente, pois tinham que providenciar os documentos e os próprios gráficos se organizava para fazer um levantamento de quantas pessoas trabalhavam nas litografias.

O Presidente na época Paulo Tarso Ramos leva as pessoas para fazer a carteira de trabalho, pois a maioria não tinha.

A primeira Aquisição da associação foi a compra de uma máquina de escrever, Foi feito uma lista entre os associados cada um participou com 60 reis, Para se ter uma ideia eles mandaram um telegrama para o então Presidente Getúlio Vargas pelo seu aniversário.

Em conversa com Sueli Petri do arquivo Histórico de Blumenau, a interrupção das reuniões se deu devido o Brasil ter entrado na guerra como aqui tem muita gente de origem alemã ficou difícil se reunir a última reunião aconteceu no dia 7 de fevereiro de 1941 em comemoração ao dia do Gráfico eles se organizaram e fizeram uma churrascada com chope.

Em 7 de fevereiro de 1950 no clube América do remo em Blumenau começaram novamente a se organizar Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Blumenau. Novamente Sr. Paulo tarso Ramos, e o Sr. Agenor Rosa dos Santos. Sr. Jaime Oliveira Coelho.  WaldemarAnuzeck. E o jovem Moacir Raimundo da Silva já acompanhava o movimento destes, pois ele fazia a entrega de jornal da cidade de casa em casa e já acompanhava estes Sres. na reorganização da Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficos em Blumenau.

Depois de muita luta para se organizar, e providenciar toda a documentação que se exigia na época para obter o Registro Sindical no Departamento Nacional do Trabalho.

Em 11 de dezembro de 1952 a então a Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Blumenau, Passou a se chamar Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Blumenau.

No dia 23 de janeiro de 1960 Ganhávamos o registro nº 9 Na Secretaria de Estado dos Negócios do Trabalho de Santa Catarina Registro este que se fazia necessário na época.

Conforme processo MTB nº 308.220/82 Coordenado pelo Presidente Acácio Mette em 9 de março de 1983 ganhávamos a extensão de base para os Municípios Gaspar, Brusque, Timbó, Indaial, e Pomerode todos do Estado de Santa Catarina.

Em 1988 houve eleição para deputados constituintes, para fazer uma nova Constituição para o Brasil.

Nesta nova Constituição muitas coisas foram mudadas, novas leis, Direitos e deveres ao cidadão comum e as Empresas, associações e Sindicatos.

Até então os Sindicatos estavam condicionado ao Ministério do Trabalho e Emprego.

A partir da nova Constituição de 1988 os Sindicatos ganharam personalidade Jurídica passando os seus registros para oficio de registro civil, títulos e documentos e pessoas físicas e jurídicas.

No dia 11 de setembro de 2011, O Sindicato dos trabalhadores Gráficos de Blumenau liderado pelo Presidente Moacir José Effting faz assembleia Extraordinária Alteração e adequação do Estatuto Social, Inclusive com a mudança da denominação social passando a denominar-se SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA GRÁFICA, DA COMUNICAÇÃO GRÁFICA E DOS SERVIÇOS GRÁFICOS DE BLUMENAU E REGIÃO.

A referida alteração se faz necessário para atender os requisitos previstos e Leis e também dar mais agilidade na administração do Sindicato.

Depois de muito trabalho, entre idas e vindas a Diretoria conseguiu juntar todos os documentos necessários para então no dia 08 de abril de 2014 o Ministro do Trabalho sanciona a nova carta Sindical para o Sindicato de Blumenau que atendeu todos os requisitos solicitados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Hoje o Sindgraf de Blumenau é uma entidade que vem trabalhando sério com toda a sua Diretoria no sentido de trazer o trabalhador para participar das atividades do Sindicato.

Todos os Documentos Originais de Fundação estão à disposição no SINDGRAF.

JWL CLINICA MEDICA LTDA
CENTRO MÉDICO DE ATENDIMENTO DA SAÚDE DA VISÃO