O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Gráfico de Blumenau e Região, alerta para as condições divulgadas para o saque do FGTS. O gráfico que optar pelo saque-aniversário será confiscado.

O governo federal criou para 96 milhões de trabalhadores, inclusive para os gráficos, duas novas modalidades para poderem sacar uma pequena parte do dinheiro contido na conta do FGTS. Mas uma dessas opções, a chamada de saque-aniversário, é nociva. Pois, após fazerem tal opção e depois venham a perder o emprego, poderão tirar só 40% da multa do FGTS, enquanto o valor total fica confiscado por dois anos pelo governo. Mas, se ainda assim quiser o saque-aniversário, é preciso se inscrever na Caixa.  Inicia em outubro. Já a liberação do dinheiro, só em 2020. E, mesmo depois de esperar tanto para realizar tal saque, só poderá retirar um pouco mais de R$ 500, ou menos, a depender do valor acumulado na conta. O saque estará atrelado ao valor já depositado. Varia de 5% a 50% do valor total. Quanto mais tiver na conta, menos poderá retirar.  O saque será liberado a partir de abril, atrelado à data de seu aniversário. O Sindicato dos Trabalhadores Gráficos de Blumenau e Região (Sindgraf) alerta ao trabalhador que a modalidade do saque-aniversário, está que permitirá a retirada de uma pequena parte do valor da conta do FGTS ativo, é uma armadilha do governo Bolsonaro para confiscar seu dinheiro, em especial daqueles gráficos com valores acumulados há anos no seu trabalho. Para quem já tem, por exemplo, R$ 10 mil a R$ 15 mil na sua conta de FTGS, só pode sacar 15% do montante e mais a parcela fixa de R$ 1.150. Se tiver de R$ 15 mil a R$ 20 mil, tira apenas 10% e mais parcela de R$ 1,9 mil. Se tiver acima de R$ 20 mil, saca somente 5% e tem parcela de R$ 2,9 mil. Se o acumulado em sua conta de FGTS for inferior aos valores citados, tipo apenas R$ 500, saca só 50%. Se tem de R$ 500 a R$ 1 mil, poderá retirar só 40% e mais uma parcela de R$ 50. De R$ 1 mil a R$ 5 mil na conta, saca 30% e mais parcela de R$ 150. Se entre R$ 5 mil e R$ 10 mil, retira apenas 20% deste montante e mais uma parcela de R$ 1.150. “Como podem ver será ruim para quem tem qualquer valor, sobretudo para o gráfico com um valor maior, porque sacará apenas uma pequena parte, e estará autorizando o governo a confiscar o restante do dinheiro por dois anos, mesmo se perder o emprego, pois a modalidade saque-aniversário do FGTS só pode ser mudada após esse prazo, e, para isso, precisa comunicar ao banco que desistiu da opção. O saque-aniversário é uma armadilha. Essa modalidade vai lhe prejudicar na hora em que você mais precisar do FGTS, este criado para lhe proteger na hora mais difícil do desemprego”, alerta Moacir José Effting, presidente do Sindgraf. O sindicalista explica que seu alerta se baseia na total insegurança que a classe trabalhadora passa em relação à rotatividade enorme do setor onde os gráficos mais antigos na empresa com melhores salários estão sendo trocados por aqueles de menor salário. Diante disto, o profissional pode ficar sem emprego rapidamente, e ainda assim, ter de esperar por dois anos para receber a totalidade de seu FGTS que ficará confiscado pelo governo, este que se tivesse bem-intencionado deveria permitir seu saque na data de seu aniversário sem quaisquer restrições de carência. “Por isso alertamos para não fazer esta opção da forma que está sendo proposto pelo governo, este que só tem trabalhado para reduzir o poder aquisitivo do empregado e para atenuar leis que possam garantir direitos trabalhistas, bem como afastar o sindicato do trabalhador, que é a única instituição legal que pode defender os direitos dos trabalhadores”, conta. A outra modalidade de saque criado pelo governo é a retirada de R$ 500 antes de vigorar a liberação da retirada de uma pequena parte do FGTS através da opção saque-aniversário. Logo, a partir de setembro próximo até março de 2020, os 96 milhões de trabalhadores poderão sacar até R$ 500, sem que, com isso, tenha autorizado o confisco do restante do valor do seu FGTS. Pela regra, é até R$ 500, por conta ativa e inativa do FGTS. Desse modo, para quem tem conta na Caixa, o depósito desses R$ 500 será automático. Se não quiser, precisa avisar no banco. Para quem não tem conta na Caixa, pode sacar o valor no banco com cartão cidadão, ou nas lotéricas se o valor lá disponível for inferior aos R$ 100. Então trabalhador fique esperto se informe antes de qualquer decisão que vá tomar, um forte abraço a todos os trabalhadores da categoria. Moacir José Effting. Presidente.

DR PAULO JOSE CUNHA - CENTRO MÉDICO DE ATENDIMENTO SAÚDE DA VISÃO