STIGs catarinenses elegerão nova direção da Federação Gráfica

Comando da Fetigesc deve sair do STIG Joinville/SC para STIG Blumenau/SC

No próximo mês, dia 25, os gráficos catarinenses das regiões onde há sindicatos (STIGs) organizados e em áreas onde ainda não há, como no Rio do Sul e São Miguel do Oeste, terão novo presidente da Federação da classe no estado (Fetigesc). O presidente da entidade, José Acácio antecipa que não participará da disputa para o comando do órgão e nem concorrerá para nenhum outro cargo diretivo ou do conselho fiscal. No entanto, o possível candidato a presidência da entidade, Moacir Effeting, que preside o STIG Blumenau, entende que Acácio é indispensável na nova composição da direção Executiva da Federação Gráfica do Estado. O edital de convocação das eleições e inscrição de chapas de gráficos interessadas em concorrer foi publicado pelo respectivo representante. “A crise estrutural e política é grave sobre o movimento sindical e quase sobre todos os STIGs do estado. O cenário é consequência da nova lei trabalhista. Ela estimulou o afastamento da classe trabalhadora de suas entidades representativas. Nas não podemos deixar desaparecer nossa entidade estadual, está que estarei conduzindo até o final do mandato no próximo dia 25”, realça Acácio, que também preside o STIG Joinville. Levando em conta a necessidade da reorganização da Fetigesc, acima de qualquer interesse e perfil político-ideológico, Acácio considera que o STIG Blumenau, uma das poucas ainda estruturadas no estado, deve se candidatar para assumir a presidência do órgão estadual. Blumenau é uma reunião com grandes gráficas e onde o sindicato tem mais de 30% de gráficas sindicalizados. Este STIG é presidido por Moacir Effeting. Moacir já divulgou a publicação do edital para a realização das eleições no dia 25 de julho. “É preciso fazer de tudo para que a Fetigesc não se acabe. É a entidade maior dos gráficos de Santa Catarina. É superior aos sete STIGs do estado. Não podemos deixar morrer”, diz Acácio. O dirigente reafirma seu apoio a Moacir para o comando da Fetigesc, mas adianta que, infelizmente, por motivos pessoais não poderá participar mais como membro da formação da chapa para a eleição da entidade. Contudo, tal atitude deverá ser ainda discutida junto aos demais STIGs que entendem que Acácio deve continuar na nova direção da Fetigesp.