Setor gráfico catarinense avança na formação dos trabalhadores

O mercado gráfico é um dos principais setores industriais a reagir frente o comportamento do mercado ligado às variações da economia. Logo, as gráficas precisam estar preparadas para responder produtivamente quando acionadas. E um dos fatores centrais nesta otimização, senão o mais relevante, demanda do profissionais qualificados, sobretudo diante da constante evolução e desafio tecnológico do ramo. Neste sentido, um antigo sonho dos patrões e trabalhadores da região de Blumenau/SC, datado do início da década, acaba de se tornar realidade neste mês. Através de muito trabalho dos sindicatos patronal e obreiro, do Senai e dos parceiros, houve a formação da 1ª turma do curso teórico e prático de Impressor Offset dentro da unidade da escola Senai em Blumenau. Uma nova turma já foi montada e com todas as vagas já preenchidas.
“Começamos a reunir os primeiros interessados na construção desde projeto deste 2011, mostrando que é possível transforma os sonhos em realidade quando todos juntos”, diz satisfeito Moacir Effting, presidente do STIG Blumenau. Em 2013, iniciou o curso de impresso Offset, mas a parte prática dependia da liberação de algum parque gráfica na cidade, não sendo pedagogicamente adequado para as necessidade. Assim, após anos de tentativa, a Heidelberg do Brasil, indústria multinacional de máquinas do setor gráfico, oficializou este ano convênio com o Senai, cedendo uma moderna impressora que é usada dentro da sala de aula da unidade educacional, otimizando plenamente a formação dos alunos.
Effting, que participou da cerimônia da formatura dos alunos da 1ª turma do curso completo de impressor Offset no Senai de Blumenau – a 1ª unidade do Senai no estado a oferecer tal formação, não esconde a sua satisfação, sobretudo porque sabe que o curso atenderá a carência na qualificação de novos e antigos trabalhadores gráficos de toda Santa Catarina. Além disso, o presidente do STIG adianta que terá novidades em breve. O progresso continuará. Ele antecipa animadíssimo que o próximo curso de artes gráficas a avançar no quesito das aulas práticas, dentre os vários já existentes na unidade, será o de Flexoragrafia.
“A formação de mais gráficos e qualificação dos já experiências, diante da rápida evolução tecnológica no setor é indispensável. E quando esta formação atende todas as questões técnicas, inclusive atenta às normas de saúde e segurança do trabalhador, ensinadas nas escolas do Senai, toda a cadeia produção do ramo sai ganhando”, destaca Jorge Caetano, diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores Gráficos (Conatig), entidade que o STIG Blumenau é filiado. Leonardo Del Roy, presidente da Conatig, aproveita para parabenizar a atuação do STIG no processo como um todo, que resultou na consolidação desta realidade louvável, se fazendo presente na viabilização do fortalecimento do setor gráfico.

DRA ROBERTA SOTOPIETRA SEDREZ - ULTRASSOM
DR PAULO GUILHERME ROSA - CIRURGIÃO DENTISTA