Gráficos fecham negociações salariais em Santa Catarina com ganho real em 2015

Todos os sindicatos gráficos já fecharam as negociações salariais este ano em Santa Catarina, mesmo com a desaceleração da economia nacional diante da crise política e institucional. Apesar do negativo cenário no país, vários sindicatos conseguiram fechar suas negociações com ganho real no salário dos trabalhadores, a exemplo dos STIGs Blumenau, Itajaí, Concordia, Joinville, Florianópolis e Criciúma. Por outro lado, frente à crise, não foi possível avançar mais, e a maioria da categoria continua a receber piso salarial regional (R$ 1.042,80) e, em muitos casos, salário mínimo do país (R$ 788) nos meses iniciais de experiência no emprego.

“O piso salarial regional é importantíssimo para os trabalhadores em SC, já que balizam o valor mínimo da remuneração mensal”, conta Moacir Effting, presidente do STIG Blumenau e Diretor da Nova Central de Santa Catarina e um dos sindicatos que conseguiu o maior ganho real no salário da classe e tem um piso superior ao piso regional. Outros STIGs que conseguiram garantir salário maior que tal piso foram os de Florianópolis e de Criciúma. Já as remunerações das demais regiões organizadas por STIGs e pela Federação Estadual (FETIGESC) ficaram iguais ao valor do piso salarial regional, após o período de experiência dos trabalhadores, que, a depender dos locais, variam de 90 a 180 dias.
Resumo por regiões no Estado.

O STIG Blumenau abre as negociações da categoria no Estado. Ocorre sempre no mês de janeiro e serve de parâmetro para os demais STIGs do Estado. O reajuste foi de 7,35%. Houve aumento real de 1,12%, já que o INPC do período foi de 6,23%. O piso no período de 90 dias de experiência ficou em R$ 968. Após o período sobe para R$ 1.100.

Em janeiro, assim como acontece em Blumenau, a FETIGESC fechou a negociação da categoria na Região do Rio do Sul. O aumento foi de 7,30%. Houve um ganho real de 1,07%. Após a experiência de 90 dias, o piso salarial ficou em R$ 1.052.
Em abril, a FETIGESC fechou a negociação com a FIESC das áreas inorganizadas. O aumento foi de 8,42% – percentual igual ao valor do INPC do período. Não houve, portanto, ganho nem prejuízo no salário.

O STIG Itajaí também negociou em abril. Houve o aumento de 9,20%. O salário teve ganho real de 0,78%, já que o INPC foi de 8,42%. O piso na experiência de 90 dias ficou em R$ 788. Após, ficou em R$ 1.042.

Houve ganho real também na negociação do STIG Concórdia em abril. O aumento foi de 8,50%, com um INPC de 8,42%, portanto um ganho pequeno de 0,08%. O piso no período de experiência ficou em R$ 915 e após os respectivos 90 dias o menor salário passou para R$ 1.042.

O STIG Joinville também garantiu ganho real. A negociação foi em maio. O aumento foi de 8,80%. O INPC foi de 8,34%. O ganho foi de 0,46%. O piso no período de experiência de 90 dias e depois ficou de R$ 788 e R$ 1.042,80 respectivamente.
Em maio o STIG Florianópolis conquistou um aumento acima da inflação do período. O reajuste foi de 9,20%. Teve um aumento real de 0,86%. O piso no período de experiência de 180 dias ficou em R$ 788. Após este período o menor salário muda de acordo com a subdivisão no setor. A 1º categoria passou para R$ 1.052; a 2º para R$ 1.134; e a 3ª categoria, que se subdivide em Impressor uma cor (R$ 1.241), de duas cores (R$ 1.563), e o de três corres (R$ 1.903).

Na região de São Miguel do Oeste, negociado pela FETIGESP no mês de agosto, houve prejuízo diante da inflação do período. O reajuste foi de 9,50%, porém o INPC foi de 9,88% – abaixo 0,38%. O aumento ainda foi parcelado em duas vezes, sendo 5% em julho e 4,5% em novembro. O piso no período de experiência de 120 dias ficou em R$ 788,00 e após este período passa para R$ 1.042.

Também houve percas na negociação pelo STIG Lages em agosto. O aumento foi de 9,81% (- 0,07%). O piso no período de experiência de 180 dias varia de acordo com as subcategorizações no setor: 1º categoria (R$ 835), 2º categoria (R$ 983) e 3º categoria (R$ 1.234).

A última negociação ocorreu em setembro pelo STIG Criciúma. Foi garantido o reajuste com ganho real (0,12%). Foi de 10% e o INPC foi de 9,88%. O aumento foi parcelado em duas vezes (5% em setembro e os outros 5% em fevereiro de 2016). O piso no período de experiência de 180 dias ficou em R$ 1.082,40 e depois passa para R$ 1.215,50.
Uma síntese da atividade Gráfica no Estado de Santa Catarina.

CLÍNICA AUDITIVA DE BRUSQUE