SINDGRAF reúne 1,5 mil gráficos juntos em assembleias e garante ganhos reais para a categoria em Blumenau/SC e região.

Ao invés de sofrer como na maioria dos sindicatos que enfrenta a crise de representação e assim problemas econômicos e políticos maiores, o Sindicato dos Gráficos de Blumenau/SC e região (STIG), filiado à Conatig, garante ter se reinventado e buscado novas formas para conseguir manter a unidade, organização e conquistas da e para toda a categoria no local. “Fizemos 18 assembleias itinerante nas empresas em cinco municípios. Tivemos a participação de 1,5 mil trabalhadores”, diz Moacir Effting, presidente do STIG. Ele explica que isso foi uma forma bem-sucedida de superar alguns dos desafios das ausências dos trabalhadores.

Se os Trabalhadores não vêm na assembleia no Sindicato, nós vamos aonde eles estão, é o Sindicatos nas bases, próximo do trabalhador.

A forte participação com o novo formato de assembleias, mesmo sendo mais trabalhoso, segundo afirma o dirigente, têm trazido bons resultados: O INPC de janeiro foi de 5,93%, o STIG garantiu 6,50% para todos e 7% para quem ganha pisos. O vale-refeição subiu de R$ 14 para R$ 16. A cada ano se eleva uns 20%. E com tudo isso, o sócio do sindicato contribui com apenas R$ 56 mensal e o associado Cotista com 8 reais, assim fortalece a luta sindical da categoria.

Assim dando por encerrada a campanha salarial da base Sindical de Blumenau.

Moacir José Effting Presidente

SINDGRAF – FETIGESC.