100 anos da greve heroica dos gráficos no Brasil demanda reflexão sobre as ações sindicais para manter o legado.

7 DE FEVEREIRO DE 1923 – Momento muito relevante para refletir de como devemos manter este legado de luta pela manutenção de nossa representação sindical, desta forma que todo este esforço de João da Costa Pimenta e seus companheiros, não pode ser comemorado como um momento único do passado, mas tem que estar sempre presente nos dias de hoje em todo o movimento sindical gráfico, como um exemplo de luta e de base a ser seguida para a continuidade e suporte para os nossos desafios e de nossas ações sindicais para a garantia e da ampliação de nossos direitos principalmente neste momento político de incertezas, mas consciente que estamos vivenciando nos dias de hoje, desta forma a luta do passado deve continuar sempre presente em nossos dias, este deve ser o nosso compromisso com a nossa Categoria Profissional Gráfica;

Na próxima terça-feira (7), os trabalhadores gráficos brasileiros comemoram o Dia da Categoria que completa 100 anos em 2023. A data do 7 de Fevereiro se tornou a principal para os gráficos do Brasil desde que a categoria decidiu iniciar uma grande greve neste dia em 1923. Na pauta, a luta pelo direito dos gráficos terem seu sindicato reconhecido pelo setor patronal e pelo governo da época. O que ocorreu e assim passaram a lutar e conquistar direitos coletivos e específicos até hoje sendo feito por meio do que se tornou a Convenção Coletiva de Trabalho.

“Portanto, dada às mudanças tecnológicas e nas leis trabalhistas, previdenciárias e sindicais com efeito negativo sobre os nossos direitos, inclusive os de organização da categoria, os 100 anos do 7 de fevereiro precisa ser um momento muito importante para a nossa reflexão do presente e do futuro para determinar as nossas ações sindicais em defesa desse legado de unidade, mobilização, lutas e conquistas”, diz Moacir José Effting, Secretario da Confederação Nacional dos Gráficos.

Moacir José Effting. 02.02.2023.

Presidente do SINDGRAF Blumenau e da FETIGESC.

CLÍNICA AUDITIVA DE BRUSQUE
LABORCLÍNCO - Laboratório de Análises Clínicas