Mercado globalizado traz emprego e melhoria para gráficos catarinenses

Exemplo é visto na All4labels, grupo mundial da gráfica Baumgartem em Blumenau. 70 novos funcionários foram contratados desde a fusão há três anos. Novos investidores europeus compram ações do empreendimento

A quantia de profissionais já é de 490 na unidade brasileira da All4Labels, uma das maiores gráficas no segmento de rótulos no mundo. Além disso, os trabalhadores recebem uma participação nos resultados da empresa que chegam a mais um 1,7 salário nominal extra. Situada em Blumenau, a 143 Km da capital catarinense, o número de empregos só cresce desde quando a tradicional gráfica Baumgartem se uniu nesta empreitada global com outros importantes gráficos da América Latina e da Europa. Para o presidente do Sindicato da categoria (STIG) em Blumenau, Moacir Effting, o resultado tem mostrado que tal globalização é um relevante instrumento de investimento para a região, bem como para empresas e funcionários.

“A transformação da Baumgartem em All4Labels trouxe um grande aporte financeiro para a empresa, permitindo com que ampliasse seus postos de trabalho e que continua investindo significativamente na modernização”, realça Moacir.  Há três unidades na América Latina. Uma no México, outra na Argentina, e o parque brasileiro em Blumenau. O progresso chamou a atenção de novos investidores. O fundo alemão Triton, especializado em investimentos com empresas de grande porte, comprou parte das ações da All4Labels no fim do último mês. Moacir espera que venha para somar. O dirigente também preside a Federação catarinense dos gráficos (Fetigesc), representa toda a classe no estado.

A Triton comprou em agosto uma cota acionária minoritária da All4Labels pertencente a Genui Partnes, que deixou o negócio. Em entrevista a mídia catarinense, o diretor dos sócios gerais dos fundos da Triton, Peder Prahl, disse esperar “apoiar ativamente a administração e os funcionários da All4Labels como proprietários estáveis, investindo no crescimento e desenvolvimento da empresa. E é isso que Moacir torce para que ocorra. “Que a Triton venha para somar, como vemos no progresso atual”, frisou.

O sindicalista conta que antes de se internacionalizar, a Baumgartem teve sempre um bom relacionamento com o STIG, como também respeitava e valorizava seus trabalhadores. “Sempre tive contato com o dono. Agora, após a fusão, temos com o CEO da companhia. Sempre tive e tenho tido um bom relacionamento com os dirigentes da empresa”, comenta Moacir. Desde que se tornou All4Labels o que mudou foi mais investimento e mais empregados, bem como a maior aproximação deles com o sindicato. Dos 490 trabalhadores, 312 são associados, sendo 167 sócios e 245 cotistas.

“A diferença entre o gráfico sócio e cotista é que o primeiro tem o direito a votar e ser votado e todos os benefícios do STIG, enquanto o associado cotista tem direito de votar nas assembleias de negociação coletiva e tem direito aos convênios e à assessoria jurídica que o sindicato oferece., fala Moacir. Todavia, a entidade sindical representa o interesse da categoria. E aproveita para convidar quem ainda não é sócio para que se sindicalize.

Fonte: Site Conatig

DR PAULO GUILHERME ROSA - CIRURGIÃO DENTISTA