STIG Blumenau garante ganho real de quase 4% para o piso salarial 2015

Os gráficos catarinenses de Blumenau e região começaram bem o ano de 2015 com um reajuste salarial acima da inflação do período anual. O piso da categoria terá um reajuste de 10%. O índice representa quase 4% de ganho real, uma vez que a inflação acumulada nos últimos 12 meses foi 6,23%. Já as demais faixas salariais tiveram um aumento de [highlight]7,35%[/highlight], o que corresponde a um ganho real de 1,12%.

A data-base da categoria é sempre em janeiro. Além disso, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (STIG) de Blumenau, junto com a categoria, conseguiram garantir também o auxílio creche sem restrição de funcionários.

As conquistas resultam da campanha salarial, liderada pelo STIG, iniciada ainda no mês de novembro do ano passado. “Antes mesmo do Natal, conseguimos concluir a campanha”, conta Moacir Effting, presidente do sindicato obreiro.

O início foi no dia 23 de novembro de 2014, através da assembleia dos trabalhadores, quando depois foi encaminhada a pauta de reivindicação ao sindicato patronal. Menos de um mês após, no dia 17 de dezembro, houve um consenso nas negociações entre as partes.

Houve ganho econômico e também social nas negociações. Não haverá mais restrição no benefício do auxílio creche, como queriam os patrões. Todos os gráficos com filhos pequenos passarão a receber este direito no valor de R$ 80.

Além disso, nos primeiros três meses do ano, o menor salário da categoria ficará estabelecido em R$ 968, porém, depois disso, o pagamento do piso passa para R$ 1,1 mil.

Effting acredita que o STIG Blumenau fez a melhor negociação possível em favor de cada um trabalhador gráfico, sobretudo, quando se avalia a conquista de ganho real mesmo diante do crescimento econômico pífio do país em 2014.

Além disso, os resultados foram garantidos frente ainda ao cenário sombrio que paira sobre o Brasil neste ano, com relação a economia, o controle fiscal, dentre outras questões financeiras e políticas.