Se 2020 foi difícil para o mundo do Trabalho, o que esperar de 2021?

Certamente o mundo do trabalho foi um dos mais afetados e ainda o será, por conta dessa crise do novo coronavírus, cujas consequências para os trabalhadores, entre outras, podem ser registradas como perda de emprego e renda, redução de salários, trabalho isolado em casa, informalidade, contaminação pelo novo vírus e mortes pela Covid-19.

Aqui cabe lembrar, homenagear e agradecer aos muitos trabalhadores que não pararam um dia sequer de trabalhar, mas, ao contrário, passaram a trabalhar mais ainda para dar suporte e proteger as vidas das demais pessoas, como os trabalhadores da saúde e de tantas outras atividades essenciais, os trabalhadores do agronegócio, os da Indústria Gráfica, que em razão das características de suas atividades praticamente não pararam e continuaram abastecendo as Embalagens e alimentos necessários à sobrevivência do provo, mesmo diante as adversidades o Sindicato dos Trabalhadores vem trabalhando na defesa de seus direitos, como cobrando as normas e protocolos da COVID19 nas empresas para que a saúde dos trabalhadores seja preservada.
Agora é fundamental buscar e alcançar crescimento econômico com emprego, que é crucial para reduzir a pobreza e enfrentar a ampliação das desigualdades sociais que esta pandemia está deixando como consequência. À medida que as economias se recuperarem, seu retorno aos mercados de trabalho criará uma pressão adicional sobre os indicadores de desocupação para o próximo ano.

Em primeiro lugar, não há dilema entre preservar a saúde e a atividade econômica, porque sem saúde não há produção nem consumo. A segurança e a saúde no trabalho são agora uma questão chave para a retomada da economia. Em segundo lugar, o diálogo social é mais relevante do que nunca, porque permite reunir estratégias acordadas por governos, empregadores e trabalhadores para enfrentar a crise, sendo de grande relevância a atuação e participação dos sindicatos.
Começamos no dia 28.11.2020 com a nossa assembleia de trabalhadores, formulando as nossas reinvindicações para janeiro de 2021 nossa data base, onde reivindicamos nossas demandas para com o Sindicato Patronal, um ano difícil de se negociar, mas temos que lutar, depois de muitas idas e vindas conseguimos renovar a CCT. 2021, com um percentual de 5,70 % para todos os trabalhadores de nossa base sindical, também melhoramos o vale refeição que passou de para 13,00 reais, as demais clausulas da Convenção Coletiva do Trabalho todas foram renovadas, acredito que foi uma boa negociação, sempre lembrando que trabalhamos com ênfase para melhorar a vida e o trabalho das pessoas.
A crise da pandemia do novo coronavírus deixará lições para todos os seres humanos que habitam o planeta terra, porque depois dela o mundo não será mais o mesmo, inclusive o mundo do trabalho.

Moacir José Effting Presidente do SINDGRAF Blumenau.

FARMÁCIAS LEANDRO
CENTRO MÉDICO DE ATENDIMENTO DA SAÚDE DA VISÃO