Aviso: O telefone (47) 3322-4060 possui a função de atendimento via WhatsApp.
Skip to content

Nosso papel é garantir melhor qualidade de vida a você, trabalhador!

SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA GRÁFICA DA COMUNICAÇÃO GRÁFICA E DOS SERVIÇOS GRÁFICOS DE BLUMENAU E REGIÃO

menuclear

MUNDO DO TRABALHO MUDOU: TEMOS QUE NOS ADEQUAR A NOVA REALIDADE

O movimento sindical já sobreviveu ao golpe militar de 1964, ao fim do reajuste automático de salários, enfim, a tantos momentos conturbados de nossa história que haveremos de superar estes ataques dos últimos governos e prosperar.
Contudo, temos que quebrar alguns tabus como, por exemplo, realidades como o home office, trabalho intermitente, terceirização, rotatividade, autônomos exclusivos e meios alternativos de solução de conflito.
Temos que admitir que o mundo do trabalho mudou e nos adequar a nova realidade diante ao avanço tecnológico.

As convenções coletivas precisam começar a regular esses novos formatos e características do trabalho, garantindo proteção e segurança jurídica ao empregado e ao empregador.
Em outro momento, também já falamos sobre a Indústria 4.0, por si só, está mudando as relações entre capital e trabalho.
Apesar de a reforma trabalhista ter tirado uma série de importantes direitos conquistamos uma importante força que é o “negociado sobre o legislado”.
Precisamos estar preparados para ocupar esse lugar.
O movimento sindical precisa evoluir e se reconstruir e adaptar as novas tecnologias em suas estruturas Sindicais também.
Ninguém tem a receita, mas há possibilidades de unificar sindicato ou unificar estruturas para diminuir custos e aumentar representatividade.

Dentro desse novo cenário, o papel das Federações e Confederações também será atualizado e adaptado às novas necessidades, acreditando na permanência da importância dessas estruturas. Vale lembrar que o dirigente sindical é interlocutor do trabalhador. Então, com a experiência desse grupo, temos que continuar perseverando, nos aproximando dos trabalhadores, dialogando com eles e imaginando que existe um novo mundo de relação entre capital e trabalho a ser construído. No momento, podemos considerar que estamos em desvantagem, porque essas forças estão desequilibradas. Mas, cabe a nós dirigentes enfrentar e encontrar uma saída, contribuindo para esta reconstrução.

Moacir José Effting.
Presidente do SINDGRAF Blumenau
Presidente da FETIGESC.

Parceiros

Convênios

CIPAC DIAGNÓSTICOS
DROGARIA CRISTIAN
HOB
FISIOCLIN GASPAR
Auto Escola CFC Marijá
Cascata Berlin – Parque Aquático
  • © 2020 Sindgraf
  • SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA GRÁFICA DA COMUNICAÇÃO GRÁFICA E DOS SERVIÇOS GRÁFICOS DE BLUMENAU E REGIÃO
  • E-mail:  sindgraf@sindgraf.com.br
  • Telefone: (47) 3322-4060 / (47) 99193-9015
Contato
    Desenvolvido por: Bsuix.cc