Gráficos da All4Labels recebem PPLR 2020 e STIG já trabalha pelo de 2021.

Enquanto os 480 gráficos da All4Labels, maior empresa do segmento na região de Blumenau/SC, preparam-se para receber neste mês a segunda parcela do Plano de Participação nos Lucros e Resultados (PPLR), que em 2019 representou quase um salário a mais para todos, o Sindicato da categoria (STIG) já acompanhava uma votação para a definição da nova comissão responsável por monitorar as metas do PPLR no próximo ano. Na empresa, onde há dois gráficos sindicalistas (Guideon Piskee, Ramon Dias), o presidente do STIG, Moacir José Effting, também fez questão de estar presente na concorrida eleição democrática com 14 gráficos candidatos e três sendo escolhidos: Rodrigo Altini, Deivison Alexandre e Tiago Balleck.

Desde 2017, um ano antes de todos os trabalhadores da All4Labels se tornarem contribuintes diretos e mensais do sindicato, seja na modalidade cotista com R$ 6, ou sócio com R$ 45, o STIG Blumenau tem intensificado o acompanhamento da comissão de trabalhadores e também em relação à empresa. Na região, desde a adoção da lei da Reforma Trabalhista, a entidade implantou este modelo de associação com os dois tipos distintos. Moacir revela que esta experiência tem surtido resultados bem favoráveis. No total, possuem 420 gráficos sócios e 3,2 mil enquanto sócios cotistas.

Na All4Labels, por exemplo, dos 480 trabalhadores, 180 já optaram pela modalidade sócio, mesmo pagamento mais, uma vez que desfrutam de todos os benefícios oferecidos pelo sindicato, inclusive dos convênios e sobretudo dos direitos sociais e econômicos resultados das negociações coletivas, além de poderem votar e ser votado nas deliberações sindicais.

Quanto à PPLR na All4Labels, seu valor é baseado no salário nominal de cada gráfico. Não existe uma remuneração pré-definida. É estabelecida de acordo com os índices e metas alcançadas durante o exercício anual. No ano passado, por exemplo, cada trabalhador recebeu 80% do salário. O pagamento é realizado duas vezes ao ano, no mês de abril e dezembro. Moacir aproveita para parabenizar os trabalhadores eleitos da comissão da PPLR 2021 e coloca o sindicato à disposição para quaisquer questões.

“Não temos dúvidas que os resultados são favoráveis para a empresa e para os trabalhadores quando se estabelece uma condição de se buscar o melhor para aquele que participa efetivamente do processo produtivo: o gráfico. E isso ocorre quando as metas de um PPLR são atingíveis e quando se garante o acompanhamento e a opinião do empregado e do STIG, valorizando a todos que compõem tal cadeia”, fala Leonardo Del Roy, que é presidente da Confederação Nacional dos Gráficos (Conatig).